E.E "Pedro de Mello" Filosofia - Professor Ednilson

domingo, 25 de março de 2012

filosofia antiga

Introdução à Filosofia
* Texto elaborado com base no verbete Filosofia do Dicionário de Filosofia- Nicola Abbagnano.
- A disparidade das filosofias tem por reflexo a disparidade de significações de filosofia contudo, isso não impede de encontrar nelas algumas constantes.
Conceito sintetizador: “Filosofia é o uso do saber em proveito do homem”. (Eutidemo de Platão)
Platão observa que de nada serviria possuir a capacidade de transformar pedras em ouro a que não soubesse utilizar o ouro.
É necessária, portanto, uma ciência que coincidam fazer e saber utilizar o que foi feito, e esta ciência é a Filosofia.
Segundo essa definição a filosofia implica:
1º posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível;
2º uso desse conhecimento em benefício do homem.
*Esses dois elementos recorrem frequentemente nas definições de filosofia em épocas diversas e sob diferentes pontos de vista.
Exemplos de definições:
Descartes: “Filosofia significa o estudo da sabedoria, e por sabedoria não se entende somente a prudência nas coisas, mas um perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação da sua saúde e a invenção de todas as artes”.
Hobbes: “Filosofia é, por um lado, o conhecimento causal e, por outro, a utilização desse conhecimento em benefício do homem”.
Kant: Define a Filosofia como “ciência da relação do conhecimento à finalidade essencial de razão humana”. Essa finalidade essencial é a “felicidade universal”.
História da filosofia antiga
Os historiadores da filosofia afirmam que ela possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VII a.C. e o início do século VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, e o primeiro filósofo, Tales, era natural de Mileto. A filosofia nessa época era uma cosmologia, isto é, buscava uma explicação racional sobre a ordem do mundo.
*Para melhor entender a filosofia é importante conhecer a historia do lugar em que ela surgiu: a Grécia. Tradicionalmente a história grega é dividida em quatro grandes períodos:
1º Período homérico ( de 1200 à 800 a.C.)
Período marcado pelos poemas de Homero: Iliada e Odisséia.
As famílias aristocratas constituem o centro da vida grega dizendo-se descendentes de um deus ou um heroi, dominado outras famílias.
Essas famílias formaram genos:lugar extenso que comportava a criação de animais, plantações, moradias, etc;
2º Período arcaico (de 800 à 500 a.C.)
Período de passagem da monarquia agrária à oligarquia urbana;
Consolidação das cidades como centro da vida grega. As cidades eram lugares delimitados, com sua própria organização econômica, política e social. Por sua independência e autonomia, essas cidades ficaram conhecidas como cidades-estado ou pólis grega;
Período de expansão grega, dominando e fazendo de escravo os povos vizinhos;
3º Período clássico (de 500 à 400 a.C.)
Período marcado ascensão de Atenas em relação as outra cidades. Atenas se coloca à frente de toda Grécia;
Guerras Médicas;
Apogeu da vida urbana, intelectual e artística;
Guerra do Peloponeso;
4º Período helenístico
Quando a Grécia passa para o domínio da Macedônia com Felipe e Alexandre, e, depois, para o domínio de Roma, integrando-se num mercado mundial e tornando-se colônia de um império universal.
*seguindo essa periodização, a filosofia nasce na Grécia arcaica, alcança seu apogeu na Grécia clássica e se expande para além da Grécia no período helenístico. Ao todo, seis séculos. E se considerarmos o helenismo a filosofia antiga estende por dez séculos ( até IV d.C. )

As principais características da filosofia nascente
Podemos resumir assim as principais características da filosofia nascente:
1- é uma cosmologia, isto é, uma explicação racional sobre a ordem presente do mundo: sua origem, criação, sua forma e transformações, repetição e seu término;
2- seu pressuposto básico é que “nada vem do nada e nada retorna ao nada”: não há criação a partir do nada. O que é real, imortal e eterno em todas as coisas é a força material e inteligente original que assegura a estabilidade e a permanência do mundo;
3-o fundo imortal e perene de onde tudo brota e para onde tudo regressa é a phýsis, qualidade primordial da origem e constituição de todos os seres;
4-a preocupação central dos físicos ou cosmólogos é com o devir ou o vir a ser, isto é, com a kínesis, com o movimento e o repouso.
5-a preocupação com o devir levará os filósofos a distinguir entre a aparência do mundo e a verdade ou essência do mundo.
Os períodos da filosofia grega
Tradicionalmente a filosofia esta dividida em três grandes períodos:
1)      Pré-socrático ou cosmológico, que vai de Tales de Mileto a Sócrates de Atenas;
2)      Antropológico ou socrático, que vai de Sócrates e os sofistas até Aristóteles;
3)      Helenístico-romano, que vai dos grandes sistemas cosmopolitas (epicurismo, estoicismo e ceticismo) ate o final do Império Romano.
* no período arcaico são os mitos que já não dão conta de explicar satisfatoriamente a realidade.
*no período clássico as grandes mudanças sociais, econômicas e políticas tornaram questionáveis e problemáticas os ensinamentos da tradição.
As fontes para o conhecimento da filosofia nascente
Uma das dificuldades para uma história do nascimento da filosofia na Grécia é a das fontes. Todos os escritos dos pré-socráticos se perderam. Restaram apenas fragmentos citados por outros filósofos.
Ex: Platão, Aristóteles, Simplício (que viveu no século VI d.C. e tinha a sua disposição a biblioteca da Academia de Platão, e por isso, devemos a ele a maior conservação dos fragmentos pré-socráticos).

As escolas pré-socráticas
Os historiadores da filosofia grega costumam distinguir, no período pré-socrático (século VI a.C. ao início do século IV a.C.), quatro grandes tendências ou escolas que não são sucessivas, contudo, coexistentes, mesmo não mantendo significativamente seus fundadores.As escolas pré-socráticas são assim designadas para indicar aquele pensamento cuja preocupação central e cuja investigação principal eram a phýsis. São elas:
1-      Escola Jônica (Ásia Menor), cujos principais representantes são Tales de Mileto, Anaximantro de Mileto, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Éfeso;
2-      Escola Pitagórica ou Itálica (Magna Grécia), cujos principais representantes são Pitágoras de Samos, Alcmeão de Crotona, Filolau de Crotona, e Árquitas de Tarento;
3-      Escola Eleata (Magna Grécia), cujos principais representantes são Xenófanes de Colofão, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia e Melissos de Samos;
4-      Escola da pluralidade (Trácia), cujos principais representantes são os atomistas Leucipo e Demócrito de Abdera, Empédocles de Agrigento e Anaxágoras de Clazómena (os filósofos da quarta escola são os que tentaram conciliar a primeira crise da filosofia, gerada pelo pensamento de Heráclito e Parmênides).
* as três primeiras escolas possuem em comum o fato de tratarem a phýsis como unitária, enquanto os atomistas, Empédocles e Anaxágoras concebem a phýsis como pluralidade.