E.E "Pedro de Mello" Filosofia - Professor Ednilson

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ESTE é o texto que vou utilizar para prova de recuperação para os ALUNOS do terceiro ano

Resumo – Filosofia Política

De início, podemos dizer que é importante, no contexto atual, refletir sobre os valores, as regras sociais e políticas, os direitos, as liberdades e muitos outros conceitos que encontramos em nossa sociedade e no mundo em geral.
A reflexão filosófica acerca da ‘política’ contribui para nossa educação enquanto cidadãos e nos fornece uma base para o exercício da cidadania. É preciso dizer que em Filosofia Política não se posicionar é nada fazer; ora, nada fazer é compactuar com o que está estabelecido – seja lá o que for. Portanto, em Filosofia Política a ausência de convicção refuta-se a si mesma.
Filósofo político => a reflexão dos filósofos políticos se assenta sobre três pressupostos básicos. O primeiro deles consiste no fato de que todos eles buscam justificar uma forma de Estado (democrática, monárquica, despótica, etc), ou seja, provar que determinada forma é a melhor para a sociedade. O segundo é mostrar que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis (que não podem ser negados). Ex. liberdade de expressão, direito de ir e vir, entre outros. O terceiro é mostrar como os recursos materiais da sociedade devem ser distribuídos entre seus membros (alguns defendem que devem ser distribuídos igualmente, outros, de acordo com a necessidade de cada um, entre outras formas)
Características principais da filosofia política: Generalidade: todos os conceitos políticos procuram atingir o maior número de pessoas que compõem uma sociedade. Abstração: todos os conceitos políticos são estruturados a partir de ideias, e não de fatos concretos. Ex: justiça, bem comum, etc.
A filosofia política analisa os sistemas econômicos (ex. capitalismo), e reflete sobre o modo como devem ser distribuídos os bens a as riquezas numa determinada sociedade. Busca também um princípio que regule essa distribuição. No que diz respeito à Ética, pode-se dizer que a filosofia política é normativa. Enquanto a Ética (enquanto disciplina filosófica) reflete sobre o que é justiça, a filosofia política reflete sobre o que é uma sociedade justa.
Tema central da Filosofia PolíticaPoder Político: capacidade de um grupo social se impor sobre outro, a partir de sua capacidade de orientar e dirigir, assegurando a ordem interna de uma sociedade e sua segurança externa. Seu principal objetivo é manter a ordem, assegurar a defesa e promover o bem-estar da sociedade: realizar o bem público.
Poder do EstadoO poder é mais do que essencial para o Estado, pois, ele é o próprio estado. Podendo observar duas formas de poder: O poder não-dominante e o poder dominante. Sendo este último de fundamental importância, pois, mesmo supondo uma sociedade tão civilizada como ainda não existe, onde a moral e a razão guiassem sem atrito as multiformes atividades da maioria, sempre existirá uma fração maior ou menor de inadaptados, criminosos, loucos ou perversos, que seria preciso submeter pela força ou pela ameaça da força, e para isto teria que haver uma autoridade. O verdadeiro sentido do poder ou dominação estatal não é que uns homens estão submetidos a outros, mais sim o de que todos os homens estão submetidos às normas.
O poder do Estado se assenta sobre duas forças principais (segundo Gramsci): a coercitiva, que nada mais é que a imposição do poder pela violência, administrada por um grupo de intelectuais, os burocratas. Quando essa força não é suficiente para conter as massas, é exercida a força ideológica, que influencia as massas de acordo com a ideologia e os valores da classe dirigente, para que se submeta mais facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário